A rejeicao do homem contra Deus se torna o meio pelo qual Deus cumpre Seus propositos eternos para uma nova ordem de coisas

Sabemos o que aconteceu. Depois de exercitar Sua perfeita paciência, Aquele que era a imagem do Deus invisível foi obrigado a dizer: "Pai justo, o mundo não te conheceu". Ah! E Ele ainda teve de dizer: "Me odiaram a mim e a meu Pai".


Todavia, tal condição do homem de modo algum impediu que Deus cumprisse Seus conselhos; ao contrário, foi justamente isso que O levou a cumpri-los. Deus não rejeitaria o homem antes que este O tivesse rejeitado, como aconteceu no Jardim do Éden, quando o homem, consciente do pecado, porém incapaz de suportar a presença de Deus, acabou fugindo dEle antes mesmo de Deus expulsá-lo do jardim.

Mas agora que o homem havia tomado a iniciativa de rejeitar completamente a Deus, entrou em cena a misericórdia em meio à miséria humana. Deus estava livre para agir -- se é que se pode falar assim, já que a expressão é moralmente correta -- e levar a cabo os Seus propósitos eternos. Mas não é juízo que Deus traz, como aconteceu no Éden, quando o homem já tinha se apartado dEle. Agora é a graça soberana que entra em ação -- quando o homem está comprovadamente perdido e assume ser inimigo declarado de Deus -- para magnificar a glória de Deus perante todo o universo, salvando os pobres pecadores que O haviam rejeitado.[1]
[1] Veja Tito 1:2; 2 Timóteo 1:9-10, e compare com Provérbios 8:22-31, em especial os versículos 30-31, e Romanos 16:25-26 (leia-se ali "escrituras proféticas"), Efésios 3:5,10 e Colossenses 1:26. Sob a lei Deus nunca saiu, e o homem não podia entrar. No cristianismo Deus sai e o homem entra; e estas coisas formam a essência tanto da lei como do cristianismo. Antes havia a promessa. Essas relações são características.

Mas para que a perfeita sabedoria de Deus pudesse ser manifestada até em seus mínimos detalhes, essa obra de graça soberana, na qual Deus Se revelou, deve ser vista em sua devida conexão com todas as coisas que Ele fez e revelou no Antigo Testamento, e também com o pleno lugar que Ele ocupa em Seu governo do mundo.

Darby Synopsis by J. N. Darby Tradução Mario Persona

Postagens populares