Os canais da agua viva e pura

Há, porém, duas coisas que me encorajam: primeiro, que estamos lidando com um Deus de perfeita bondade, que nos deu essas tremendas revelações para o nosso benefício. Em segundo lugar, que apesar da fonte de verdade ser perfeita e infinita -- apesar dessas revelações fluírem diretamente da plenitude da verdade que está em Deus e sua comunicação para conosco ser perfeita conforme a perfeição dAquele que a fez -- mesmo assim tal revelação é feita por meio de diversos instrumentos de capacidade limitada, os quais Deus utiliza para nos comunicar esta ou aquela porção da verdade.


Essa água viva e pura não foi, de maneira nenhuma, corrompida, mas a cada comunicação ela foi limitada segundo o propósito de Deus em função do instrumento que Ele utilizou para dispensá-la, ao mesmo tempo em que ela continua conectada à sua totalidade, conforme a perfeita sabedoria dAquele que nos tem comunicado toda a verdade. O canal não é infinito. A água que flui por intermédio dele é infinita, mas não é infinita na sua comunicação. Eles profetizaram em parte, e nós conhecemos em parte. O aspecto e a aplicação da verdade possuem até mesmo um caráter especial, conforme o vaso por meio do qual ela é comunicada. A água viva está ali em sua perfeita pureza. Ela jorra do modo como existe na fonte: a forma da fonte, por meio da qual ela flui diante dos homens, é conforme a sabedoria de Deus, que formou a fonte para que fosse um instrumento destinado a esse propósito.

O Espírito Santo atua no homem, no vaso que foi assim preparado. Deus criou, moldou, preparou e adaptou o vaso, moral e intelectualmente, para este e aquele serviço relacionado à verdade. Deus atua no vaso de acordo com o objetivo para o qual o preparou. Cristo era e é a verdade. Outros a comunicaram, cada um conforme o que lhe foi dado e em conexão com aqueles elementos por meio dos quais Deus revelou, em uníssono, sua mente e coração, e com o objetivo para o qual o Espírito Santo preparara o vaso.

Portanto, deixando para trás meus temores, entrego-me confiadamente ao cumprimento deste serviço, tendo o coração descansado na perfeita bondade do Deus que Se apraz em nos abençoar. Que o senso exato de minha responsabilidade me impeça de fazer qualquer coisa que não esteja em conformidade com Deus, e que o próprio Senhor, em Sua graça, Se digne a me dirigir e capacitar para aquilo que possa ser de bênção para o leitor!

Darby Synopsis by J. N. Darby Tradução Mario Persona

Postagens populares