tag:blogger.com,1999:blog-2982885286294696142024-03-08T06:43:12.387-03:00Textos de John Nelson DarbyCartas e comentários de John Nelson Darby (1800-1882)Unknownnoreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-38852930636721744022011-11-13T05:27:00.001-02:002011-11-13T15:17:13.243-02:00A luz da Palavra ao alcance dos homens e aplicavel 'a condicao delesTodavia pode ocorrer de a graça se dirigir aos homens de acordo com a condição deles <span class="Apple-style-span" style="color: red; font-size: x-small;">[1]</span>, em conformidade com a fidelidade de Deus às Suas promessas, e em conexão com os Seus caminhos, os quais Ele já lhes ensinou de antemão. Isto não quer dizer que a luz que veio ao mundo seja embaçada ou diminuída para se acomodar à escuridão. Se assim fosse, ela deixaria de ser a luz que é, e nem seria capaz de levantar o homem, livrando-o da condição em que está. Mas ela é comunicada de maneira que fique ao alcance dos homens e seja aplicável à condição deles. Era o que eles precisavam; era o que estava à altura de Deus. Somente Ele poderia fazê-lo.<br />
<a name='more'></a>Isto é igualmente verdade no que diz respeito aos assuntos que o Senhor trata e são comunicados pelo Espírito Santo através dos apóstolos. O Senhor pode falar aos judeus convertidos, porém ainda ligados ao sistema judaico, a fim de expor a esse povo as intenções de Deus, o qual é sempre fiel às Suas promessas. Como Ele pode também, depois de ter sido exaltado nas alturas, comunicar através do Seu Espírito todas as consequências da união da igreja Consigo nos lugares celestiais, independente dos desígnios de Deus para a terra.<br />
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Para os que estejam se alimentando de elementos mundanos e contrários àquilo que é celestial e elevado -- aqueles que ainda não se apossaram daquilo que poderia livrá-las dessa tendência carnal e mundana -- Ele pode expor as evidências do mal em que estão embrenhados. Isso Ele pode fazer utilizando meios que os façam voltar a agir em uníssono com as verdades eternas de Deus, de modo a julgarem, ainda que de forma elementar, essa disposição carnal, a qual é encontrada em todas as épocas naqueles que não se colocam no nível dos propósitos de Deus. <br />
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Ou o Espírito pode revelar a verdade de uma forma mais simples, no patamar que for mais adequado. Ele pode falar das características essenciais da natureza divina, denunciando aquilo que, embora plausível, tente se passar por luz cristã, mas que esteja pecando contra a própria natureza divina nas coisas mais básicas. Ele faz isso para conectar as almas mais simples e imaturas às qualidades mais elevadas do próprio Deus na essência de Sua natureza.<br />
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<blockquote class="tr_bq"><span class="Apple-style-span" style="color: red; font-size: x-small;">[1] </span><span class="Apple-style-span" style="color: #666666;">É Deus vindo em graça em meio ao mal -- é a graça adaptada ao homem nessa condição. Ela revela Deus como nada mais poderia fazê-lo, mas é adaptada ao homem independente de quão mal ele seja; sim, tão mal quanto o próprio mal. De maneira que, enquanto ela lhe dá aquilo que é puramente divino e celestial, assim o faz em meio o mal aqui, e quanto maior este, mais ela se adapta. Isso, da forma como opera -- o bem em meio ao mal -- é algo desconhecido em um paraíso terrestre ou celestial, apesar de revelar Deus do modo como Ele será conhecido nos céus. Os anjos almejam contemplar isso. Trata-se, mais ainda, de soberania, graça e sabedoria, algo que o mero bem não pode ser, embora seja ele o objetivo em sua forma mais elevada.</span></blockquote><br />
<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-17655187618700938962011-11-12T16:18:00.000-02:002011-11-12T16:18:27.491-02:00As circunstancias historicas ajudam muito a entender o que e' ditoQuando o homem, por graça, recebe a Palavra da verdade, a qual chega até ele neste caráter, ele está em condições de entender todos os seus aspectos com a ajuda do Espírito Santo. Neste caso, as circunstâncias históricas das pessoas às quais ela foi dirigida se tornam o meio para se compreender a intenção do pensamento de Deus naquela porção da Palavra que está sendo considerada. <br />
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<a name='more'></a><br />
Como já vimos essas circunstâncias não afetam de maneira nenhuma a divina pureza da Palavra. Mas, considerando que Deus fala aos homens de acordo com a condição destes, essa condição, conforme é trazida diante de nós na própria Palavra, é de grande ajuda na compreensão daquilo que é dito ali. Tal condição só pode ser compreendida apenas pela Palavra e pela ajuda do Espírito Santo. Às vezes é o efeito da maldade do coração humano; às vezes ela depende parcialmente das dispensações de Deus.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-34765135670420299782011-11-07T18:59:00.001-02:002011-11-07T19:00:40.804-02:00A Palavra de Deus: seu efeito e autoridadeMas a Palavra de Deus dirigida aos homens possui uma realidade ainda maior que qualquer mera verdade abstrata: ela possui uma relação imediata com Deus. Não temos nela as ideias dos homens a respeito de Deus; não temos os raciocínios das mentes humanas, mesmo que sejam coerentes. Tampouco é ela a verdade, como é em Deus, submetida de forma abstrata à capacidade dos homens para que eles possam julgá-la. É Deus quem Se apresenta <i>ao homem</i>, quem fala a ele, quem comunica os pensamentos que são só dEle. Pois se fosse para o homem julgá-los, então não seriam as palavras de Deus proclamadas como tais. "Havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus", diz o apóstolo, "a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus" (1 Ts 2:13).<br />
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<a name='more'></a><br />
O efeito produzido no homem -- o efeito que o leva a reconhecer a verdade e autoridade da Palavra -- tem sido frequentemente confundido com um julgamento humano a respeito da Palavra como algo que dependesse do homem. A Palavra nunca pode apresentar-se assim. Isto seria negar sua própria natureza; seria dizer que não é o meu Deus quem fala. Acaso poderia Deus dizer que não é Deus? Já que isto seria impossível, então Ele não poderia se pronunciar e dizer que a Sua Palavra não tem autoridade em si mesma.<br />
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A Palavra é adaptada à natureza do homem: A vida é a luz <i>dos homens</i>. Muitas coisas fazem efeito conforme a natureza do que as recebe, sem julgá-las. É o que acontece com toda ação química. Eu tomo um medicamento e experimento seu efeito. Ele age de acordo com minha natureza. Assim fico convencido de seu efeito e do poder daquele medicamento. Minha opinião a respeito do medicamento não muda coisa, como se este estivesse sujeito ao meu julgamento. Ocorre a mesma coisa, por meio da graça, com a revelação de Cristo, exceto pelo fato de que o ímpio desejo do homem se opõe a ela e a rejeita, de forma que ela se torna um "cheiro de morte para morte" (2 Co 2:16). A Palavra de Deus nunca é julgada quando produz seu efeito; é ela que é apta para julgar "os pensamentos e intenções do coração" (Hb 4:12). O homem não a julga; o homem se submete a ela.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-41595094402642376952011-11-06T09:26:00.005-02:002011-11-13T15:14:49.242-02:00A verdade resplandece em uma vivida manifestacao de Deus e em vivificante aplicação aos homensTodavia, volto a dizer que tanto na Pessoa de Cristo como nas comunicações feitas pelo Espírito Santo (sendo a vida de Cristo, de um modo ou de outro, a luz dos homens), a verdade resplandece na vívida manifestação de Deus, e em sua vivificante aplicação aos homens. E, em conformidade com a sabedoria de Deus, ela está associada ao desenrolar progressivo <span class="Apple-style-span" style="color: #444444; font-size: x-small;">[1]</span> inerente à verdade quando esta é comunicada ao homem, e é adaptada às capacidades espirituais dos homens, aos quais ela foi dirigida, e às suas necessidades específicas.<br />
<a name='more'></a><blockquote class="tr_bq"><span class="Apple-style-span" style="color: #666666;">[1] Deve ficar bem entendido que falo aqui da verdade revelada no Novo Testamento. A sua comunicação, nesta revelação, foi ficando cada vez mais clara após a descida do Espírito Santo, o que ocorreu depois de o Senhor ter sido glorificado. Ao falar da natureza do próprio Deus, o apóstolo podia dizer que o "mandamento novo... é verdadeiro nEle [Cristo] e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina" (1 Jo 2:8). Trata-se de um Cristo que é a sabedoria de Deus. "Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" Cl 2:9. Toda a plenitude aprouve habitar nEle. Ele santificou-Se a Si mesmo para que pudéssemos ser santificados por meio da verdade. O Espírito Santo, ao receber todas as coisas que são de Cristo as revelou aos apóstolos e os guiou a toda a verdade. Agora todas as coisas que o Pai possui são de Cristo, por isso Ele disse que o Espírito Santo iria receber do que é dEle e lhes mostraria (Jo 16:13-15).Sendo assim a questão se algo mais seria acrescentado depois fica resolvida. Acaso pode existir qualquer coisa maior que "toda a plenitude da divindade" (Cl 2:9)? Mais do que "tudo quanto o Pai tem" (Jo 16:15)? Mais claro que a "verdadeira luz" (1 Jo 2:8)? Mas é isso que é revelado. Se pensarmos no homem, cujas ideias se originam em si mesmo, como se fosse uma aranha que desenrola sua teia a partir de seu próprio fio, não há dúvida de que poderíamos pensar em um desenvolvimento. Mas naquilo que concerte à revelação de Cristo, pela dádiva da verdadeira luz que já veio, Cristo não pode ser mais do que já é. Além disso, é certo que não encontraremos coisa alguma boa fora de "tudo quanto o Pai tem" (Jo 16:15). É isto o que possuímos por revelação. O desenrolar inerente à comunicação da verdade ao homem depende da capacidade de recepção deste (nisto sim há um desenvolvimento para cada um de nós). Depende também da manifestação de Cristo, desde o tempo de João Batista até Sua completa revelação pelo Espírito Santo -- uma revelação que temos no Novo Testamento. Nenhuma tradição poderá acrescentar coisa alguma à revelação daquilo que Cristo é. Nenhum acréscimo pode nos dar uma nova verdade acerca de Sua plenitude. Isso já é tudo, portanto as vãs pretensões do homem são anuladas</span>.</blockquote>Não há dúvida de que as revelações do Novo Testamento são para os santos de todas as épocas, mas historicamente falando elas foram endereçadas aos homens vivos e adaptadas às suas condições. Mas esta circunstância de maneira nenhuma enfraquece a verdade que é comunicada: ela é de Deus, como o próprio apóstolo expressa: "Não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus" (2 Co 2:17). E também: "Não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" (2 Co 4:2). Ele nada acrescenta a esse vinho puro; ele não o adultera. Aquilo que lhe foi dado flui dele tão puro quanto o recebeu. <span class="Apple-style-span" style="color: #444444; font-size: x-small;">[2]</span><br />
<blockquote class="tr_bq"><span class="Apple-style-span" style="color: #666666;">[2] As afirmações de 1 Coríntios 2 são precisas neste sentido, e da maior importância para nossos dias. "As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam [essa era a condição no Antigo Testamento], mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito" [isso é revelação]. "As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina" [isso é a comunicação delas, a inspiração]. Em terceiro lugar, "elas se discernem espiritualmente" [isso é a recepção delas]. A revelação, o testemunho inspirado e a recepção disso por graça e poder do Espírito estão todas claramente afirmadas aqui.</span></blockquote><br />
<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-67910991880428510312011-11-04T16:50:00.001-02:002011-11-04T16:51:32.495-02:00As divisoes e temas do Novo TestamentoOs evangelhos, de um modo geral, colocam a Cristo diante de nós como luz e graça. Todavia, embora não o façam doutrinariamente como Deus que é, Ele é primeiro apresentado aos homens neste mundo e também como Aquele em quem as promessas a Israel se cumpririam. Então Ele é abertamente revelado como uma Pessoa divina em quem os propósitos do Pai se cumpririam. Enquanto isso os judeus são vistos como réprobos na posição que assumem.<br />
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<a name='more'></a><br />
O livro de Apocalipse apresenta o governo de Deus sobre este mundo, em conexão com a responsabilidade que decorre desse governo nas relações com o Deus que Se revelou e o estabeleceu.<br />
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Os escritos de Paulo mostram a aceitação e o lugar concedidos ao homem diante de Deus por meio da redenção, a nova criação, e a assembleia -- o mistério de Deus -- em conformidade com os conselhos de Deus. Todavia são encontrados vários assuntos conectados a estes em vários lugares das epístolas, e cada desenvolvimento desses assuntos individualmente esclarece o resto das epístolas.<br />
<br />
Podemos acrescentar que os escritos de João tratam particularmente da manifestação de Deus e da vida divina, primeiro em Cristo e depois no homem que é renascido, mostrando a ligação entre as duas coisas. Os escritos de Pedro, que falam da peregrinação do cristão, são fundamentados na ressurreição de Cristo e no governo moral do mundo. <br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-38981717074823765482011-11-03T09:21:00.001-02:002011-11-03T09:22:41.270-02:00Os quatro principais assuntos do Novo TestamentoTudo isso resulta em quatro assuntos contidos nesse maravilhoso livro, os quais se desdobram perante o olhar da fé, além do grande tema que o permeia do princípio ao fim.<br />
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<a name='more'></a><br />
Primeiro, o grande tema, o fato dominante, é que a perfeita luz é manifesta: Deus Se revela Si mesmo. Mas essa luz é revelada em amor, o outro nome essencial de Deus. Cristo é a manifestação desse amor e luz, e se tivesse sido recebido teria sido o cumprimento de todas as promessas. Ele é então apresentado ao homem, e em especial a Israel do ponto de vista de sua responsabilidade, com todas as provas, pessoais, morais e de poder -- provas essas que deixam o homem inescusável.<br />
<br />
Em segundo lugar, ao ser rejeitado (uma rejeição por meio da qual a salvação foi consumada), a nova ordem de coisas é trazida perante nós: a nova criação, o homem glorificado e a assembleia compartilhando da glória celestial juntamente com Cristo.<br />
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Em terceiro lugar, é apresentada a conexão entre a antiga ordem de coisas na terra e a nova, no que diz respeito à lei, às promessas, aos profetas ou às instituições divinas para este mundo. Isso é feito quer na exibição da nova ordem de coisas, quer no cumprimento das coisas que envelheceram e são colocadas de lado, ou na revelação do contraste entre as duas e a perfeita sabedoria de Deus, a qual é demonstrada em cada detalhe do Seu proceder.<br />
<br />
Finalmente, em quarto lugar, o governo de Deus sobre o mundo é apresentado profeticamente, incluindo a renovação das relações entre Deus e Israel, tanto em juízo como em bênção. Isso é declarado de forma breve, porém clara, por ocasião da ruptura dessas relações na rejeição do Messias.<br />
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Pode-se acrescentar que tudo aquilo que era necessário para o homem, como um peregrino na terra, é suprido abundantemente até que Deus cumpra em poder os propósitos de Sua graça. Ao atender ao chamado de Deus e sair daquilo que é rejeitado e condenado por Ele, mas ainda não estando de posse da porção que Deus lhe preparou, o homem que obedeceu a esse chamado tem necessidades. Ele necessita de algo que o dirija e que lhe revele as fontes das forças que irá precisar para caminhar em direção ao objeto de sua vocação, além dos meios para obter essas forças. Ao chamar o homem para que siga a um Mestre que o mundo rejeitou, Deus não deixa de supri-lo com toda a luz e direção necessárias para guiá-lo e encorajá-lo em sua senda, além de direcioná-lo para as fontes das forças que irá necessitar e mostrar a ele como obter delas seu suprimento.<br />
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Todo leitor da Bíblia irá entender que no Novo Testamento esses assuntos não são tratados de forma metódica e independente. Se assim não fosse, eles seriam muito menos apreendidos. É em vida e em poder, sejam provenientes de Cristo ou do Espírito Santo por meio dos escritores inspirados, que essas coisas se desdobram diante de nossos corações.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-90343678385983763082011-11-02T16:37:00.010-02:002011-11-06T18:17:09.087-02:00A rejeicao do homem contra Deus se torna o meio pelo qual Deus cumpre Seus propositos eternos para uma nova ordem de coisasSabemos o que aconteceu. Depois de exercitar Sua perfeita paciência, Aquele que era a imagem do Deus invisível foi obrigado a dizer: "Pai justo, o mundo não te conheceu". Ah! E Ele ainda teve de dizer: "Me odiaram a mim e a meu Pai".<br />
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<a name='more'></a><br />
Todavia, tal condição do homem de modo algum impediu que Deus cumprisse Seus conselhos; ao contrário, foi justamente isso que O levou a cumpri-los. Deus não rejeitaria o homem antes que este O tivesse rejeitado, como aconteceu no Jardim do Éden, quando o homem, consciente do pecado, porém incapaz de suportar a presença de Deus, acabou fugindo dEle antes mesmo de Deus expulsá-lo do jardim.<br />
<br />
Mas agora que o homem havia tomado a iniciativa de rejeitar completamente a Deus, entrou em cena a misericórdia em meio à miséria humana. Deus estava livre para agir -- se é que se pode falar assim, já que a expressão é moralmente correta -- e levar a cabo os Seus propósitos eternos. Mas não é juízo que Deus traz, como aconteceu no Éden, quando o homem já tinha se apartado dEle. Agora é a graça soberana que entra em ação -- quando o homem está comprovadamente perdido e assume ser inimigo declarado de Deus -- para magnificar a glória de Deus perante todo o universo, salvando os pobres pecadores que O haviam rejeitado.[<span class="Apple-style-span" style="font-size: x-small;">1]</span><br />
<span class="Apple-style-span" style="color: #444444; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: x-small;">[1] Veja Tito 1:2; 2 Timóteo 1:9-10, e compare com Provérbios 8:22-31, em especial os versículos 30-31, e Romanos 16:25-26 (leia-se ali "escrituras proféticas"), Efésios 3:5,10 e Colossenses 1:26. Sob a lei Deus nunca saiu, e o homem não podia entrar. No cristianismo Deus sai e o homem entra; e estas coisas formam a essência tanto da lei como do cristianismo. Antes havia a promessa. Essas relações são características.</span><br />
<br />
Mas para que a perfeita sabedoria de Deus pudesse ser manifestada até em seus mínimos detalhes, essa obra de graça soberana, na qual Deus Se revelou, deve ser vista em sua devida conexão com todas as coisas que Ele fez e revelou no Antigo Testamento, e também com o pleno lugar que Ele ocupa em Seu governo do mundo.<br />
<br />
<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-51304389074744662882011-11-01T11:34:00.001-02:002011-11-01T11:34:00.692-02:00O carater do Novo Testamento: a presenca do proprio Deus como Homem entre os homensEvidentemente o Novo Testamento possui um caráter muito diferente do Antigo Testamento. Aquilo que já assinalei constitui a essência dessa diferença. O Novo Testamento trata da revelação do próprio Deus, e nos mostra o homem recebido na glória em justiça na presença de Deus. Antes Deus havia feito promessas e executado juízos. Ele governou um povo na terra, e agiu para com as nações de fora tendo esse povo como o centro de seus conselhos no tocante à terra. Ele deu ao Seu povo a Sua lei, e por meio dos profetas lhe concedeu uma luz crescente, a qual anunciava a chegada, cada vez mais próxima, <i>dAquele </i>que lhes diria todas as coisas da parte de Deus. <br />
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<a name='more'></a><br />
Mas a própria presença de Deus -- um Homem entre homens -- mudou tudo. Ou o homem receberia como uma coroa de bênção e glória Aquele cuja presença iria banir todo o mal, desenvolvendo e aperfeiçoando todo elemento de bondade e ao mesmo tempo provendo um objeto que fosse o centro de todas as afeições para que o homem fosse perfeitamente feliz desfrutando desse objeto; ou, ao rejeitá-Lo, nossa pobre natureza se manifestaria em inimizade contra Deus, provando assim a necessidade de uma ordem de coisas completamente nova, na qual a felicidade do homem e a glória de Deus estivessem fundamentadas em uma nova criação.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-44976976037190174662011-10-31T11:22:00.003-02:002011-10-31T11:22:00.558-02:00Os canais da agua viva e puraHá, porém, duas coisas que me encorajam: primeiro, que estamos lidando com um Deus de perfeita bondade, que nos deu essas tremendas revelações para o nosso benefício. Em segundo lugar, que apesar da fonte de verdade ser perfeita e infinita -- apesar dessas revelações fluírem diretamente da plenitude da verdade que está em Deus e sua comunicação para conosco ser perfeita conforme a perfeição dAquele que a fez -- mesmo assim tal revelação é feita por meio de diversos instrumentos de capacidade limitada, os quais Deus utiliza para nos comunicar esta ou aquela porção da verdade. <br />
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Essa água viva e pura não foi, de maneira nenhuma, corrompida, mas a cada comunicação ela foi limitada segundo o propósito de Deus em função do instrumento que Ele utilizou para dispensá-la, ao mesmo tempo em que ela continua conectada à sua totalidade, conforme a perfeita sabedoria dAquele que nos tem comunicado toda a verdade. O canal não é infinito. A água que flui por intermédio dele é infinita, mas não é infinita na sua comunicação. Eles profetizaram em parte, e nós conhecemos em parte. O aspecto e a aplicação da verdade possuem até mesmo um caráter especial, conforme o vaso por meio do qual ela é comunicada. A água viva está ali em sua perfeita pureza. Ela jorra do modo como existe na fonte: a forma da fonte, por meio da qual ela flui diante dos homens, é conforme a sabedoria de Deus, que formou a fonte para que fosse um instrumento destinado a esse propósito. <br />
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O Espírito Santo atua no homem, no vaso que foi assim preparado. Deus criou, moldou, preparou e adaptou o vaso, moral e intelectualmente, para este e aquele serviço relacionado à verdade. Deus atua no vaso de acordo com o objetivo para o qual o preparou. Cristo era e é a verdade. Outros a comunicaram, cada um conforme o que lhe foi dado e em conexão com aqueles elementos por meio dos quais Deus revelou, em uníssono, sua mente e coração, e com o objetivo para o qual o Espírito Santo preparara o vaso.<br />
<br />
Portanto, deixando para trás meus temores, entrego-me confiadamente ao cumprimento deste serviço, tendo o coração descansado na perfeita bondade do Deus que Se apraz em nos abençoar. Que o senso exato de minha responsabilidade me impeça de fazer qualquer coisa que não esteja em conformidade com Deus, e que o próprio Senhor, em Sua graça, Se digne a me dirigir e capacitar para aquilo que possa ser de bênção para o leitor!<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-26626821994387158432011-10-30T11:20:00.002-02:002011-10-30T11:20:00.178-02:00Ao apresentar o que e´ celestial e eterno o Novo Testamento cumpre e ofusca o AntigoNo que diz respeito à própria interpretação, à verdade em si mesma, à luz e vida eterna, essas coisas que nos são reveladas no Novo Testamento podem ser vistas sob tantos aspectos que a dificuldade se torna ainda maior. Isto porque a verdade pode ser admirada em seu valor intrínseco e essencial, e podemos vê-la tanto como a manifestação da eterna natureza de Deus como em sua manifestação no que diz respeito à glória do Filho. Podemos assim examinar suas conexões e seus contrastes com as comunicações parciais que Deus fez no Antigo Testamento, as quais o Novo Testamento cumpre e ofusca com seu fulgor. Podemos também examinar o contraste entre este e a antiga dispensação do governo terrenal de Deus, a qual é deixada de lado a fim de introduzir aquilo que é celestial e eterno. <br />
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<a name='more'></a><br />
O Novo Testamento pode ser visto em sua relação com o homem, pois a vida era a luz dos homens, havendo Deus desejado manifestar-Se e glorificar a Si mesmo no homem, para fazer-Se conhecido ao homem e fazer dele o meio de Se revelar às Suas outras criaturas inteligentes. Em cada passagem poderia ser encontrado algo a ser dito com respeito a cada um destes aspectos, pois a verdade é uma, tanto quanto Deus é um, mas ela brilha sobre todas as coisas e revela seu verdadeiro caráter.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-13592206780088607262011-10-29T06:20:00.007-02:002011-10-29T11:24:42.054-02:00No Antigo Testamento Deus falou - no Novo Testamento Deus Se manifestaPara alguns o Antigo Testamento pode às vezes parecer mais difícil que o Novo Testamento, e isto realmente pode ocorrer na interpretação de certas passagens isoladas. Todavia, embora os escritores inspirados daquela parte das Escrituras revelem o pensamento de Deus do modo como lhes foi comunicado por Ele próprio (e podemos admirar a sabedoria ali revelada), ali Deus continua oculto atrás do véu. Perdemos muito quando nos enganamos a respeito do significado de alguma expressão ou damos pouca atenção a ela, pois foi Deus quem <i>disse</i>.<br />
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Mas no Novo Testamento é <i>o próprio Deus</i>, humano, manso e gentil, que nos Evangelhos é apresentado nesta terra, instruindo com divina luz nas comunicações subsequentes feitas pelo Espírito Santo -- é <i>Deus </i>mesmo se manifestando. Todavia, se a luz nos Evangelhos é mais intensa, tanto para nossa direção pessoal como para o conhecimento de Deus, a interpretação equivocada dessas comunicações tão vivas, ou sua distorção para adequá-las aos nossos pensamentos como se fosse a expressão da verdade, passa a ser algo ainda mais sério. Isto porque devemos nos lembrar de que Cristo é a verdade. Ele é a Palavra. É Deus quem fala na Pessoa do Filho, o qual, apesar de ser verdadeiramente humano, também manifesta o Pai.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-298288528629469614.post-59336314844854372702011-10-28T05:19:00.003-02:002011-10-29T11:24:28.021-02:00Introducao ao Novo Testamento<b>A concentração e expansão da luz divina e a imensa importância das verdades contidas no Novo Testamento</b><br />
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Ao me dedicar a estes estudos das Escrituras, é com certo temor que abordo o Novo Testamento, tamanha a bênção que isto traz. A concentração e, ao mesmo tempo, o volume de luz divina existente neste precioso presente de Deus; o imenso alcance das verdades que ele contém; a infinita variedade encontrada nos aspectos e aplicações válidas de uma única passagem, e de sua relação com todo o contexto das verdades divinas; a imensa importância destas verdades, sejam elas consideradas isoladamente ou em sua referência à glória de Deus ou em relação à necessidade do homem; a maneira como elas revelam a Deus, e cumprem esse papel -- todas essas considerações que não sou capaz de expressar a não ser de uma forma imperfeita, fariam com que qualquer pessoa com um espírito humilde deixasse de lado a pretensão de dar uma ideia verdadeira e, ainda que em princípio adequada, do propósito do Espírito Santo nos livros do Novo Testamento<br />
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E quanto mais verdade revelada, mais luz genuína é derramada, maior é o sentimento de incapacidade de se falar dela e maior o receio que se tem de obscurecer aquilo que é perfeito. Quanto mais pura é a verdade com a qual temos de lidar (e aqui se trata da própria verdade), mais difícil é o trabalho de apresentá-la a outros sem de alguma forma injuriar sua pureza, e mais fatal se torna o dano. Ao meditarmos nesta ou naquela passagem, devemos comunicar, para o proveito de outros, a medida de luz que nos foi garantida. Mas ao tentarmos dar uma ideia do livro como um todo, é colocada diante de nós toda a perfeição da própria verdade e da universalidade do propósito divino na revelação que Deus fez desse propósito. Isto é algo que nos faz tremer, só de pensar na tarefa de dar uma ideia geral e verdadeira, ainda que incompleta, desse propósito, algo que nenhum cristão verdadeiro pretenderia fazer.<br />
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<div class="MsoNormal" style="color: #999999;"><span style="font-size: x-small;"><span style="font-family: 'Book Antiqua', serif;"><a href="http://bibletruthpublishers.com/darby-synopsis-3-matthew-to-john/john-nelson-darby-jnd/lub13-15309">Darby Synopsis by J. N. Darby</a> Tradução Mario Persona</span></span></div>Unknownnoreply@blogger.com