As divisoes e temas do Novo Testamento

Os evangelhos, de um modo geral, colocam a Cristo diante de nós como luz e graça. Todavia, embora não o façam doutrinariamente como Deus que é, Ele é primeiro apresentado aos homens neste mundo e também como Aquele em quem as promessas a Israel se cumpririam. Então Ele é abertamente revelado como uma Pessoa divina em quem os propósitos do Pai se cumpririam. Enquanto isso os judeus são vistos como réprobos na posição que assumem.


O livro de Apocalipse apresenta o governo de Deus sobre este mundo, em conexão com a responsabilidade que decorre desse governo nas relações com o Deus que Se revelou e o estabeleceu.

Os escritos de Paulo mostram a aceitação e o lugar concedidos ao homem diante de Deus por meio da redenção, a nova criação, e a assembleia -- o mistério de Deus -- em conformidade com os conselhos de Deus. Todavia são encontrados vários assuntos conectados a estes em vários lugares das epístolas, e cada desenvolvimento desses assuntos individualmente esclarece o resto das epístolas.

Podemos acrescentar que os escritos de João tratam particularmente da manifestação de Deus e da vida divina, primeiro em Cristo e depois no homem que é renascido, mostrando a ligação entre as duas coisas. Os escritos de Pedro, que falam da peregrinação do cristão, são fundamentados na ressurreição de Cristo e no governo moral do mundo.

Darby Synopsis by J. N. Darby Tradução Mario Persona

Postagens populares