Os canais da agua viva e pura

Há, porém, duas coisas que me encorajam: primeiro, que estamos lidando com um Deus de perfeita bondade, que nos deu essas tremendas revelações para o nosso benefício. Em segundo lugar, que apesar da fonte de verdade ser perfeita e infinita -- apesar dessas revelações fluírem diretamente da plenitude da verdade que está em Deus e sua comunicação para conosco ser perfeita conforme a perfeição dAquele que a fez -- mesmo assim tal revelação é feita por meio de diversos instrumentos de capacidade limitada, os quais Deus utiliza para nos comunicar esta ou aquela porção da verdade.

Ao apresentar o que e´ celestial e eterno o Novo Testamento cumpre e ofusca o Antigo

No que diz respeito à própria interpretação, à verdade em si mesma, à luz e vida eterna, essas coisas que nos são reveladas no Novo Testamento podem ser vistas sob tantos aspectos que a dificuldade se torna ainda maior. Isto porque a verdade pode ser admirada em seu valor intrínseco e essencial, e podemos vê-la tanto como a manifestação da eterna natureza de Deus como em sua manifestação no que diz respeito à glória do Filho. Podemos assim examinar suas conexões e seus contrastes com as comunicações parciais que Deus fez no Antigo Testamento, as quais o Novo Testamento cumpre e ofusca com seu fulgor. Podemos também examinar o contraste entre este e a antiga dispensação do governo terrenal de Deus, a qual é deixada de lado a fim de introduzir aquilo que é celestial e eterno.

No Antigo Testamento Deus falou - no Novo Testamento Deus Se manifesta

Para alguns o Antigo Testamento pode às vezes parecer mais difícil que o Novo Testamento, e isto realmente pode ocorrer na interpretação de certas passagens isoladas. Todavia, embora os escritores inspirados daquela parte das Escrituras revelem o pensamento de Deus do modo como lhes foi comunicado por Ele próprio (e podemos admirar a sabedoria ali revelada), ali Deus continua oculto atrás do véu. Perdemos muito quando nos enganamos a respeito do significado de alguma expressão ou damos pouca atenção a ela, pois foi Deus quem disse.

Introducao ao Novo Testamento

A concentração e expansão da luz divina e a imensa importância das verdades contidas no Novo Testamento


Ao me dedicar a estes estudos das Escrituras, é com certo temor que abordo o Novo Testamento, tamanha a bênção que isto traz. A concentração e, ao mesmo tempo, o volume de luz divina existente neste precioso presente de Deus; o imenso alcance das verdades que ele contém; a infinita variedade encontrada nos aspectos e aplicações válidas de uma única passagem, e de sua relação com todo o contexto das verdades divinas; a imensa importância destas verdades, sejam elas consideradas isoladamente ou em sua referência à glória de Deus ou em relação à necessidade do homem; a maneira como elas revelam a Deus, e cumprem esse papel -- todas essas considerações que não sou capaz de expressar a não ser de uma forma imperfeita, fariam com que qualquer pessoa com um espírito humilde deixasse de lado a pretensão de dar uma ideia verdadeira e, ainda que em princípio adequada, do propósito do Espírito Santo nos livros do Novo Testamento

Postagens populares